Promotor
Câmara Municipal de Évora
Sinopse
Os do Fondo da Barra (Galiza)
Os do Fondo da Barra nasceram no seio da Asociación Cultural Xacarandaina. A associação, sediada em A Coruña, há 45 anos que desenvolve um trabalho fundamental na preservação, na recuperação e na dinamização do folclore galego. Daí que estes 12 homens ali se tenham juntado e encontrado na Xacarandaina a impulsionadora natural para a interpretação de recolhas dos cantares masculinos do património imaterial da Galiza. Em Banzo, o seu mais recente álbum, os cantadores galegos pegam nos temas tradicionais da região e dão-lhes um tratamento mais moderno, misturando cantos de taberna, com cantos de marinheiros e de acompanhamento de bailes, tudo espalhado por cima de percussões, acordeão, gaitas, bombos, saxofone e o que mais possa ampliar o alcance destas vozes profundas e festivas. Nesta passagem pelo Imaterial, Os do Fonda da Barra tanto actuam no Teatro Garcia de Resende em nome próprio, no dia 19, como se juntam na manhã seguinte, na Herdade do Freixo do Meio, aos grandes guardiães do cante alentejano na cidade, os Cantares de Évora, para um imperdível encontro entre povos irmãos.
Carles Dénia (Comunidade Valenciana)
A carreira de Carles Dénia tem-se pautado por uma música para onde confluem uma formação jazzística e uma pulsação da tradição mediterrânica. Cantor, guitarrista, compositor e arranjador, Dénia criou um estilo inimitável ao qual, em cada dado projecto, junta novos cambiantes. Mas se há álbum que conquistou um lugar destacado, juntando uma tradição cançonetista napolitana, arranjos dignos de Tom Waits ou Goran Bregovic e pedaços de flamenco, esse disco chama-se El Paradis de les Paraules (2011). Apesar do grande impacto que teve, poucas foram as ocasiões em que Dénia apresentou o álbum em palco; daí que, no décimo aniversário, tenha posto em marcha uma celebração sob a forma de concerto, com escala assegurada neste Imaterial. São temas belíssimos, de encontro entre jazz e tradição, compostos para servir os versos que tratam o amor, o prazer, as pequenas felicidades da vida, escritos em árabe por poetas do Al-Andalus e aqui vertidos para valenciano. Uma música cheia de camadas e de uma orgânica comovente.
Promotor
Câmara Municipal de Évora / Fundação Inatel
Horário de Funcionamento
TEATRO GARCIA DE RESENDE
BILHETEIRA
Contacto: 266 703 112
Horário: segunda a sexta-feira - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados e em dias de espetáculos, a bilheteira abre 2 horas antes do horário do início do espetáculo.
Informações Adicionais
Preço único: 3,00€
Bilhete válido para os dois concertos.
Espetáculo com lugares marcados,
Crianças até aos 6 anos não pagam bilhete desde que não ocupem lugar.
As cadeiras dentro das frisas e camarotes não têm marcação.
Os dois últimos lugares laterais na zona de frisas e camarotes são de visibilidade reduzida.
Venda disponível em bilheteira local, pontos aderentes da BOL e on-line.
Não se efetuam reservas.
O acesso à sala principal (plateia) é condicionado pelo uso de escadas.
Pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e um acompanhante não pagam entrada, a gestão de informações e reservas de bilhetes devem ser feitas até 24 horas antes do início do espetáculo, diretamente na bilheteira do Teatro Garcia de Resende, através do contacto 266 703 112