Promotor
Câmara Municipal de Évora
Sinopse
Lena Jonsson & Johanna Juhola (Suécia / Finlândia):
É o casamento escandinavo perfeito. Lena Jonsson é uma estrela sueca do violino, Johanna Juhola é uma referência maior do acordeão na Finlândia. Juntaram-se as duas, não à esquina, mas na fronteira entre os dois países, cada uma transportando a sua tradição e as suas composições próprias, criando um mundo único sem braços-de-ferro estéreis. Apesar de terem ambas os pés fincados nas músicas de raiz dos seus territórios, Lena Jonsson e Johanna Juhola partilham também uma natural inclinação pelas janelas de inovação que essas linguagens autorizam. Juhola, por exemplo, tem trocado as voltas ao tango, música muito popular na Finlândia, enquanto Jonsson é muitas vezes elogiada pela criação de uma variação pessoal da música tradicional sueca. Mas aquilo que escutamos, quando lhes damos ouvidos, é o quanto as duas inventam um lugar novo, negociado sem imposições, apenas uma busca musical genuína em que uma dá a mão à outra – e a partir daí, seguem juntas caminho fora.
Maite Larburu (País Basco)
Maite Larburu viveu nos Países Baixos durante 15 anos. Foi lá que se especializou na interpretação de música antiga, tendo sido chamada a tocar com muitas das formações mais relevantes dedicadas a este reportório e fixadas na Europa Central. Até que, em 2018, decidiu voltar ao País Basco, onde nasceu e cresceu, optando por criar música original cantada em euskara (depois de abandonar o inglês) e documentada em dois excelentes álbuns – que atestam também um talento que se espraia por vários instrumentos, do seu violino habitual a cordofones vários. Actriz de teatro que pisa os palcos com regularidade, Maite Larburu tem uma perspectiva da música que incorpora um forte sentido narrativo e que, em palco, manifesta uma natural propensão para a expressividade. Krark, o seu álbum mais recente, recebeu o prémio Musika Bulegoe em 2022, e chama a si versos de amor, vida, morte, os habituais temas maiores de que a música se ocupa desde sempre. Mas raras vezes com esta contagiante e vivaz invenção.
Promotor
Câmara Municipal de Évora/ Fundação Inatel
Horário de Funcionamento
TEATRO GARCIA DE RESENDE
BILHETEIRA
Contacto: 266 703 112
Horário: segunda a sexta-feira - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados e em dias de espetáculos, a bilheteira abre 2 horas antes do horário do início do espetáculo.
Informações Adicionais
Preço único: 3,00€
Bilhete válido para os dois concertos.
Espetáculo com lugares marcados,
Crianças até aos 6 anos não pagam bilhete desde que não ocupem lugar.
As cadeiras dentro das frisas e camarotes não têm marcação.
Os dois últimos lugares laterais na zona de frisas e camarotes são de visibilidade reduzida.
Venda disponível em bilheteira local, pontos aderentes da BOL e on-line.
Não se efetuam reservas.
O acesso à sala principal (plateia) é condicionado pelo uso de escadas.
Pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e um acompanhante não pagam entrada, a gestão de informações e reservas de bilhetes devem ser feitas até 24 horas antes do início do espetáculo, diretamente na bilheteira do Teatro Garcia de Resende, através do contacto 266 703 112