Promotor
Câmara Municipal de Évora
Sinopse
Parveen & Ilyas Khan (Índia)
É uma perspectiva muito especial da música tradicional do seu país aquela que Parveen & Ilyas Khan apresentam. Últimos degraus de uma linhagem musical que remonta a sete gerações de uma família do Rajastão, Parveen e Ilyas são filhos do famoso percussionista Hameed Khan Kawa (membro da Jaipur Kawa Brass Band), cresceram na Índia e formaram-se na música clássica da sua tradição, passada por tradição oral há mais de 3 mil anos, mas foram procurando uma abordagem pessoal e contemporânea aos ragas e às canções populares do Rajastão, a que Parveen empresta a sua serpenteante e belíssima voz. Ilyas junta-se depois com o seu virtuosismo, mas também com um exímio beatboxing próprio do hip-hop. E assim, quase sem esforço, justapõem ritmos ancestrais indianos com outros nascidos na cultura afro-americana, sobre os quais Parveen canta livremente. É como se abrissem um portal de passagem entre os dois mundos e acabassem, afinal, por permanecer nesse limbo, sem escolher nenhum dos lados.
Davide Ambrogio (Calábria)
O interesse insaciável de Davide Ambrogio levou-o a deixar a região montanhosa onde nasceu e cresceu, na Calábria, para se instalar em Roma, dedicando-se a estudos de etnomusicologia. Foi assim que aprofundou a sua investigação em técnicas vocais populares, cantos de tradição oral, cantares da Sardenha, estética e polifonias da Sardenha e de Salento. Passou pelos La Sapienza e é membro dos Linguamadre, mas é no projecto em nome próprio que Ambrogio se revela especialmente magnético. O seu primeiro álbum, Evocazioni e Invocazioni, foi muito elogiado pela revista Songlines, que o dizia “mais alinhado com a arte de Kae Tempest [rapper] do que com o cânone dos revivalistas do folclore”. Partindo da voz, Ambrogio junta depois guitarra, lira calábrica, zampogna (gaita de foles), percussões e electrónica, num conjunto de temas que podem surgir como canções de embalar, manifestos sonoros ou canções de protesto, compondo um todo que mais parece uma feitiçaria dionisíaca a abater-se sobre nós.
Promotor
Câmara Municipal de Évora / Fundação Inatel
Horário de Funcionamento
TEATRO GARCIA DE RESENDE
BILHETEIRA
Contacto: 266 703 112
Horário: segunda a sexta-feira - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados e em dias de espetáculos, a bilheteira abre 2 horas antes do horário do início do espetáculo.
Informações Adicionais
Preço único: 3,00€
Bilhete válido para os dois concertos.
Espetáculo com lugares marcados,
Crianças até aos 6 anos não pagam bilhete desde que não ocupem lugar.
As cadeiras dentro das frisas e camarotes não têm marcação.
Os dois últimos lugares laterais na zona de frisas e camarotes são de visibilidade reduzida.
Venda disponível em bilheteira local, pontos aderentes da BOL e on-line.
Não se efetuam reservas.
O acesso à sala principal (plateia) é condicionado pelo uso de escadas.
Pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e um acompanhante não pagam entrada, a gestão de informações e reservas de bilhetes devem ser feitas até 24 horas antes do início do espetáculo, diretamente na bilheteira do Teatro Garcia de Resende, através do contacto 266 703 112